maria angela de jesus – brasil
Jornalista de formação, migrou para o audiovisual nos final dos anos 1990, depois de atuar nos principais meios de comunicação do país e ter sido também colaboradora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. De 2005 a 2017, esteve à frente das produções brasileiras da HBO, produzindo séries como PSI, O Negócio, Alice, Mandrake, Filhos do Carnaval e Magnífica 70, além dos documentários Dorina Nowill e Holocausto Brasileiro, entre outros. Em 2017 assumiu a área de séries brasileiras da Netflix, realizando conteúdos como Coisa Mais Linda, Reality Z e Bom Dia, Verônica. Atualmente é diretora senior de produção da ViacomCBS no Brasil. É autora de biografias de três artistas brasileiros: Ruth de Souza – Uma Estrela Negra, Eva Todor – Minha Vida no Palco e Glauco Mirko Laurelli – Um Artesão do Cinema, publicadas pela Imprensa Oficial.
ana garcia – pernambuco, brasil
Com formação em comunicação e atuação há mais de quinze anos em produção cultural, a pernambucana Ana Garcia é a organizadora do festival No Ar Coquetel Molotov, realizado desde 2004 no Recife, com edições online e física nas cidades de São Paulo, Salvador, Belo Jardim e Belo Horizonte. Ana recebeu o prêmio Empreendedora do Ano pelo Women’s Music Event Awards em 2019.
Rafael kent – rio de janeiro, brasil
nascido no rio de janeiro, criado e apaixonado pela bahia, é diretor, fotógrafo e multitask apaixonado por contar histórias e principalmente em como contar histórias. kent, como é mais conhecido, é atualmente sócio, diretor de cena e produtor executivo da produtora cave. como diretor de videoclipes, já realizou trabalhos para emicida, baianasystem, racionais mc’s e jota quest.
criolo – são paulo, brasil
Criolo é mc, cantor e compositor e iniciou sua carreira ao escrever seu primeiro rap aos 11 anos, sendo hoje um dos maiores nomes da cena musical brasileira. Em janeiro, celebrando o aniversário de São Paulo, apresentou um show em realidade estendida (XR) em seu canal na Twitch. Em junho lançou o clipe de “Fellini”, single lançado em 2020, em tecnologia 3D e com referências ao diretor de cinema italiano. O cantor foi uma das atrações da edição online da GameXP, que aconteceu em agosto. Esse mês, Criolo se apresenta na Global Citizen Live in Rio.
Neil Haverty – canada
Neil Haverty é gerente sênior do Prism Prize & MVP Project; Iniciativas de apoio a videoclipes canadenses administradas pela Academy of Canadian Cinema & Television. O Prêmio Prism foi estabelecido para reconhecer o talento artístico em videoclipes canadenses, com uma lista de prêmios anuais que inclui uma série de prêmios especiais e um júri do Grande Prêmio de $ 20.000. O MVP Project é uma iniciativa conjunta com a RBCxMusic criada para apoiar a interseção de artistas e cineastas canadenses emergentes por meio de bolsas de produção de videoclipes. Neil também é um ávido músico e compositor de trilhas para cinema, suas trilhas mais recentes foram para os filmes Wildhood de Brettan Hannam e “Body & Bones” de Melanie Oates.
gustavo von ha – são paulo, brasil
artista visual, com trabalhos comissionados por instituições no brasil, europa e estados unidos e expostos em e/ou nas coleções de yerevan biennial, 11a bienal do mercosul, museum für gestaltung, zurich, mac usp, mam, museu de arte do rio, pinacoteca do estado de são paulo, instituto cervantes de tóquio, nassau community college – ncc e garden city, ny.
suyane – brasil
stylist, diretora de arte e co-founder da we are mooc. colaborou e colabora com os principais veículos de moda nacionais e internacionais. trabalha como editora de moda da elle brasil, sendo uma das primeiras mulheres negras a ocupar o posto em uma publicação nacional.
agradecemos a todos que se inscreveram na 9ª edição do m-v-f- awards, prêmio que reconhece os melhores vídeos feitos para música no brasil e no mundo.
a partir de agora os inscritos válidos serão avaliados por um comitê de profissionais, artistas, realizadores e colaboradores do m-v-f- awards para definição dos finalistas de cada uma das 27 categorias.
os finalistas serão anunciados no dia 16 de novembro, seguindo-se os votos do público e do júri.
ficamos felizes em anunciar que esse ano, mais uma vez, batemos o recorde de inscrições! assim como você, acreditamos no poder da junção do vídeo e da música para a criação de novas possibilidades e visões de mundo. e assim, juntos, fortalecemos a comunidade criativa capaz de promover a mudança.
Avante!
Escolhas do júri
_melhor videoclipe (10 finalistas)
prêmio para o melhor videoclipe nacional, considerando todos os aspectos criativos da obra, conceito, qualidade técnica e de execução, e efetividade do vídeo em promover a música.
_ melhor direção em videoclipe (5 finalistas)
o júri escolherá o videoclipe com a melhor direção, levando em consideração sua criatividade, qualidade técnica, e adequação das imagens à música.
_ revelação em direção de videoclipe (5 finalistas)
esta categoria reconhece os novos e talentosos diretores surgidos no mercado dos videoclipes. os diretores que competem nesta categoria devem ter lançado pelo menos 2 videoclipes oficiais desde 2019.
_melhor videoclipe estreante (5 finalistas)*
esta categoria reconhece primeiros trabalhos realizados por uma nova comunidade criativa. concorrem realizadores que tenham entregue seu primeiro trabalho de videoclipe oficial para um(a) artista ou banda.
_ melhor videoclipe de animação (5 finalistas)
nesta categoria, será julgada a técnica e a criatividade nos videoclipes realizados em animação. o vencedor deste prêmio será o animador.
_ melhor direção de arte em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará a melhor direção de arte entre os videoclipes inscritos, considerando o conjunto visual da obra, ou seja, cenários, paleta de cores, looks, penteados, objetos de cena, etc.o vencedor deste prêmio será o diretor de arte.
_melhor figurino em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria reconhece os melhores looks usados pelos artistas nos videoclipes inscritos. o vencedor será o estilista, figurinista e/ou diretor de arte, se este for o responsável pelos figurinos.
_melhor fotografia em videoclipe (5 finalistas)
este prêmio será dado ao melhor diretor de fotografia entre os videoclipes finalistas, considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor coreografia em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará a melhor coreografia/ performance de dança entre os videoclipes finalistas. o vencedor será o coreógrafo ou a pessoa responsável pela coreografia.
_melhor edição em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará o melhor editor/montador entre os videoclipes inscritos, considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor narrativa em videoclipe (5 finalistas)
este prêmio será dado ao videoclipe que apresentar uma narrativa/ roteiro diferenciado, entregando uma história através do vídeo.
_efeitos especiais em videoclipe (5 finalistas)*
este prêmio será dado ao videoclipe com os melhores efeitos especiais aplicados em pós produção (VFX), considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor vídeo em formato estendido (5 finalistas)
esta categoria premiará o melhor vídeo que contenha visuais criados para no mínimo duas músicas, considerando o conceito criativo, narrativa, qualidade técnica e de execução, e efetividade do vídeo em promover as músicas.
_ inovação em vídeo em parceria com menta land (5 finalistas)
esta categoria reconhece trabalhos de vídeos musicais ou relacionados à artistas musicais que utilizem suportes novos e/ou inovadores e plataformas de distribuição diferenciadas. pode incluir realidade imersiva e ampliada, conteúdo interativo, nfts, ou qualquer outro novo formato.
_ melhor videoclipe para marca ou instituição (5 finalistas)*
essa categoria lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade, celebrando a criatividade e a música à favor de marcas e instituições.
_melhor vídeo realizado na cidade de são paulo em parceria com spcine*
essa categoria celebra a cidade de são paulo como cenário para produções que unam música e vídeo e que evidenciem paisagens da metrópole, podendo concorrer videoclipes, lives, registros em vídeo de shows, entre outros.
Escolhas do Público
_melhor videoclipe (10 finalistas)
nesta categoria premiamos o melhor videoclipe segundo o voto do público, através de plataforma online de votação.
_melhor videoclipe envolvendo diversidade e inclusão (10 finalistas)
este prêmio será entregue ao melhor videoclipe contendo a mensagem social mais relevante e que promova a inclusão e a diversidade.
_de mina para mina em parceria com TPM (5 finalistas)*
nova categoria que tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino, entendendo-se por “mulher” pessoa que se identifica com o gênero feminino independentemente do gênero ao qual foi designada em seu nascimento.
*novas categorias
Essa premiação é aberta para profissionais do segmento musical e audiovisual e realizadores criativos em geral que tenham realizado vídeos para músicas de artistas brasileiros ou radicados no Brasil, lançados ou a serem lançados entre 29 de novembro de 2020 a 10 de outubro de 2021, de acordo com o regulamento abaixo.
Não existe limite para a quantidade de categorias que um mesmo trabalho possa se inscrever, porém será cobrada uma taxa de R$ 20,00 para cada categoria, a serem pagos ao final do processo de inscrição. Inscrições realizadas até 22 de setembro de 2021 terão 50% de desconto.
1. COMO CONCORRER
– Poderão concorrer aos prêmios nacionais, profissionais e pessoas físicas, que já tenham realizado um ou mais vídeos que tenha(m) sido disponibilizado(s) na internet ou qualquer outro meio de disseminação de conteúdo em vídeo.
– Cada vídeo deve ser material de trabalho oficial de uma banda ou artista solo nacional ou radicado no Brasil;
– O vídeo deve ter sido produzido em comum acordo com os detentores de direito da música e do fonograma;
– Profissionais estrangeiros poderão participar desta categoria desde que a música/obra tema do vídeo seja de uma banda ou artista nacional;
– No momento da inscrição, é necessário selecionar qual(ais) categoria(s) o trabalho deverá ser inscrito, podendo um mesmo trabalho concorrer em diferentes categorias.
– Cada profissional poderá concorrer com quantos vídeos quiser, desde que preencha uma ficha de inscrição para cada vídeo;
– Para a categoria “inovação em vídeo”, caso o conteúdo não esteja disponível em Youtube ou Vimeo (mesmo que em modo privado), pedimos gentilmente descrever em qual plataforma/suporte o conteúdo foi disponibilizado originalmente e um link de transferência para acesso ao material (Wetransfer, Google Drive, etc).
– Todos os vídeos inscritos devem obrigatoriamente ter sido ou previstos para serem lançados entre 29 de novembro de 2020 e 10 de outubro de 2021. Caso o lançamento tenha sido anterior ou após o intervalo de data indicado, o vídeo será desconsiderado.
2. INSCRIÇÃO
– As inscrições de vídeos deverão ser formalizadas por seus respectivos diretores/criadores e/ou representantes legais, incluindo link do vídeo com a data de publicação (ou link de transferência para casos específicos);
– Ao seguir com essa inscrição, haverá, ao final do processo, a cobrança de uma taxa de inscrição individual de R$ 20,00 por categoria escolhida, para que a inscrição seja validada. As inscrições realizadas até o dia 22/09/21 terão um custo reduzido de R $10,00 por categoria.
– Deverá ser preenchido um formulário de inscrição online para cada vídeo. Assim, se o mesmo profissional/pessoa física tiver dois vídeos para inscrever, deverá realizar dois processos de inscrição.
– O formulário de inscrição deverá ser totalmente preenchido e submetido digitalmente até às 23h59 do dia 10 de outubro de 2021;
– O prazo de inscrição poderá ser prorrogado, a critério dos organizadores do m-v-f-, e será devidamente informado no site, redes sociais e imprensa em geral;
– O vídeo somente será considerado inscrito na competição após o envio do formulário com os campos obrigatórios totalmente preenchidos, e o pagamento da taxa processado;
– Após efetivação da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no e-mail informado no cadastro.
3. SELEÇÃO DE FINALISTAS, VENCEDORES E VOTAÇÃO DO PÚBLICO E DO JÚRI
– Um time de especialistas do mercado, curadores e consultores do m-v-f- selecionará os finalistas que estarão na competição final de cada categoria;
– Os vídeos serão analisados de acordo com os seguintes critérios: expertise técnica, criatividade e inovação, execução da ideia e adequação à música;
– Os vídeos finalistas em cada uma das 25 categorias serão anunciados no site e redes sociais do m-v-f- e na imprensa, a partir de 15/11/2021.
– O anúncio dos finalistas poderá ser prorrogado, a critério dos organizadores do m-v-f-, e neste caso será devidamente informado no site, redes sociais e imprensa em geral;
– Os vídeos finalistas serão exibidos no site e redes sociais do m-v-f-, bem como em material promocional online ou impresso que porventura venha a ser produzido no contexto da premiação;
– A votação do público em suas respectivas categorias será feita de forma online no site www.musicvideofestival.com.br em período a ser divulgado pelos realizadores do festival, a partir do anúncio dos finalistas;
– Os componentes do júri que escolherão os vencedores do m-v-f- awards 2021 em cada categoria serão anunciados pelo festival a qualquer momento entre a abertura das inscrições e o anúncio dos finalistas;
– Os candidatos que inscreverem seus vídeos estão cientes de que seus nomes poderão ser divulgados em materiais de comunicação do festival, online ou impressos. Ao se inscrever no m-v-f- awards, o candidato autoriza a divulgação de seu nome, do nome da música e da banda pela organização do concurso;
– O anúncio dos vencedores das 25 categorias do m-v-f- awards 2021 se dará em data a ser informada pela organização da premiação, podendo envolver cerimônia presencial, ou, alternativamente, cerimônia disponibilizada por streaming, ou, ainda, através das redes sociais oficiais do festival e na imprensa.
4. O PRÊMIO
– Não há remuneração envolvida na premiação;
– Os vencedores serão premiados com um troféu para cada vídeo vencedor;
– Um mesmo vídeo poderá ser premiado em mais de uma categoria.
– No caso da categoria “Melhor Videoclipe”, caso a escolha do júri e do público seja coincidente, esse vídeo receberá dois troféus.
– A entrega dos troféus será feita de forma presencial durante a cerimônia de premiação, em local e data a serem divulgados no site do m-v-f- e imprensa.
– Os vencedores de cada categoria serão notificados em data anterior à cerimônia através dos meios de contato fornecidos na ficha de inscrição;
– Embora o festival incentive a presença dos diretores e artistas na cerimônia de premiação, cada participante arcará com as despesas com transporte e hospedagem para participar da cerimônia, não lhe cabendo o ressarcimento de nenhuma despesa incorrida na participação no concurso ou para no comparecimento ao ato de premiação;
– Caso não seja possível a realização da cerimônia presencial e/ou não seja possível o comparecimento do vencedor na mesma, o troféu será enviado à posteriori para um endereço a ser solicitado pela produção da premiação;
– As decisões do júri, do público e do festival são definitivas e aplicáveis a todas as inscrições.
5. ENVIO DOS VÍDEOS E MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
– Os responsáveis pelos vídeos selecionados como finalistas serão contatados pela produção do m-v-f- por meio dos dados de contato fornecidos no formulário de inscrição para que enviem o(s) vídeo(s) em HD 1920×1080, em prazo a ser informado;
– Se o vídeo tiver sido realizado em um formato não tradicional, como por exemplo em realidade virtual, com interatividade, etc, o m-v-f- entrará em contato com o representante do vídeo, de acordo com os dados fornecidos na ficha de inscrição, para entender a melhor forma de exibição do material;
– O NÃO ENVIO DO MATERIAL ACIMA E DEMAIS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ATÉ A DATA ESTIPULADA PELA PRODUÇÃO PODERÁ ELIMINAR O CANDIDATO DA COMPETIÇÃO;
– Junto com o(s) vídeo(s) deverá ser enviado 3 stills do videoclipe em alta resolução (mínimo de 300 DPIs ou 1 MB)
IMPORTANTE: Ao se cadastrar no m-v-f- awards 2021 os candidatos autorizam a utilização de seu nome e imagem pelo Music Video Festival® na divulgação da premiação, sem nenhuma remuneração envolvida, e por tempo indeterminado. Assim também, os candidatos declaram responsabilidade pela utilização da música ou fonograma a partir do qual o videoclipe foi criado, eximindo a Cinnamon e o Music Video Festival® de qualquer responsabilidade por eventual violação ao direito dos autores das obras fonográficas.
Music Video Festival® é uma marca da Cinnamon.