agradecemos a todos que se inscreveram na 10ª edição do m-v-f- awards, prêmio que reconhece os melhores videoclipes feitos no brasil e no mundo.
a partir de agora, os inscritos válidos serão avaliados por um comitê de profissionais, artistas, realizadores e colaboradores do m-v-f- awards para definição dos finalistas de cada uma das 25 categorias.
os finalistas serão anunciados no dia 14 de novembro, seguindo-se os votos do público e do júri.
esse é um ano especial para o m-v-f- awards: completamos 10 anos celebrando o videoclipe e suas variações, reconhecendo e lançando talentos e fomentando uma comunidade criativa que cresce a cada ano. como única premiação brasileira dedicada ao videoclipe, seguimos promovendo e premiando os melhores trabalhos na área. por aqui já passaram talentos nacionais e estrangeiros que são hoje as grandes estrelas do videoclipe.
em uma parceria com a directors’ library, pelo segundo ano consecutivo os trabalhos vencedores do m-v-f- awards 2022 terão um destaque editorial na plataforma dedicada aos melhores realizadores audiovisuais do mundo todo.
a novidade deste ano é a parceria com a phonogram.me: trabalhos nacionais vencedores terão a oportunidade de transformar seus videoclipes em nfts através de uma parceria do m-v-f- com o primeiro marketplace dedicado à indústria da música.
assim como você, acreditamos na potência da junção do vídeo e da música, e agradecemos por colaborar com o fortalecimento de nossa comunidade criativa!
Apresentado pelo Ministério do Turismo, o m-v-f- awards 2022 é uma idealização da Cinnamon, e conta com patrocínio da Magalu e Urban Performance, apoio institucional da Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, apoio da Licor 43 e Phonogram.me, parceria do BAMVF, Bogotá Music Video Festival, Prism Prize e UKMVA, e parceria de mídia do Canal Curta!, TRIP/TPM e Directors’ Library. Realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal Pátria Amada Brasil.
Escolhas do júri
_melhor videoclipe (10 finalistas)
prêmio para o melhor videoclipe nacional, independente da duração, considerando todos os aspectos criativos da obra, conceito, qualidade técnica e de execução, e efetividade do vídeo em promover a música.
_ melhor direção em videoclipe (5 finalistas)
o júri escolherá o videoclipe com a melhor direção, levando em consideração sua criatividade, qualidade técnica, e adequação das imagens à música.
_ revelação em direção de videoclipe (5 finalistas)
esta categoria reconhece os novos e talentosos diretores surgidos no mercado dos videoclipes. os diretores que competem nesta categoria devem ter lançado pelo menos 1 videoclipe oficial desde janeiro de 2020.
_melhor direção estreante em videoclipe em parceria com a spcine (5 finalistas)
esta categoria reconhece primeiros trabalhos realizados por uma nova comunidade criativa. concorrem realizadores que tenham entregue seu primeiro trabalho de videoclipe oficial para um(a) artista ou banda.
_ melhor videoclipe de animação (5 finalistas)
nesta categoria, será julgada a técnica e a criatividade nos videoclipes realizados em animação. o(a) vencedor(a) deste prêmio será o(a) animador(a)
_ melhor direção de arte em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará a melhor direção de arte entre os videoclipes inscritos, considerando o conjunto visual da obra, ou seja, cenários, paleta de cores, looks, penteados, objetos de cena, etc. o vencedor deste prêmio será o(a) diretor(a) de arte.
_melhor figurino em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria reconhece os melhores looks usados pelos artistas nos videoclipes inscritos. o vencedor será o(a) estilista, figurinista e/ou diretor(a) de arte, se este for o(a) responsável pelos figurinos.
_melhor fotografia em videoclipe (5 finalistas)
este prêmio será dado ao(a) melhor diretor(a) de fotografia entre os videoclipes finalistas, considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor coreografia em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará a melhor coreografia/ performance de dança entre os videoclipes finalistas. o vencedor(a) será o(a) coreógrafo(a) ou a pessoa responsável pela coreografia.
_melhor edição em videoclipe (5 finalistas)
esta categoria premiará o(a) melhor editor(a)/montador(a) entre os videoclipes inscritos, considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor narrativa em videoclipe (5 finalistas)
este prêmio será dado ao videoclipe que apresentar uma narrativa/ roteiro diferenciado, entregando uma história através do vídeo.
_efeitos especiais em videoclipe (5 finalistas)
este prêmio será dado ao videoclipe com os melhores efeitos especiais, considerando-se o mérito artístico e qualidade técnica no resultado final do vídeo.
_melhor vídeo em formato estendido (5 finalistas)
esta categoria premiará o melhor vídeo que contenha visuais criados para no mínimo duas músicas, considerando o conceito criativo, narrativa, qualidade técnica e de execução, e efetividade do vídeo em promover as músicas.
_ inovação em vídeo (5 finalistas)
esta categoria reconhece trabalhos de vídeos musicais ou relacionados à artistas musicais que utilizem suportes novos e/ou inovadores e plataformas de distribuição diferenciadas. pode incluir realidade imersiva e ampliada, conteúdo interativo, nfts, ou qualquer outro novo formato.
_ melhor videoclipe para marca ou instituição (5 finalistas)
essa categoria lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade, celebrando a criatividade e a música à favor de marcas e instituições.
Escolhas do público
_melhor videoclipe (10 finalistas)
nesta categoria premiamos o melhor videoclipe segundo o voto do público, através de plataforma online de votação.
_melhor videoclipe envolvendo diversidade e inclusão (10 finalistas)
este prêmio será entregue ao melhor videoclipe contendo a mensagem social mais relevante e que promova a inclusão e a diversidade.
_de mina para mina em parceria com TPM (5 finalistas)
essa categoria tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino, entendendo-se por “mulher” pessoa que se identifica com o gênero feminino independentemente do gênero ao qual foi designada em seu nascimento.
Olá! Este é o regulamento do m-v-f- awards 2022. Se você deseja participar da premiação, leia atentamente os termos abaixo. Você só deve se inscrever se concordar integralmente com todas as nossas regras. A inscrição no prêmio significará a leitura e concordância com todos os seus termos.
I. COMO FUNCIONA O PRÊMIO?
II. INSCRIÇÃO
III. CARACTERÍSTICAS DO VÍDEO NO ATO DA INSCRIÇÃO
IV. SELEÇÃO DE FINALISTAS, VENCEDORES E VOTAÇÃO DO PÚBLICO E JÚRI
V. ENVIO DOS VÍDEOS E MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
VI. O PRÊMIO
VII. DISPOSIÇÕES FINAIS
lucrecia taormina | An award winning Argentinean director based in London, represented by Prettybird. Her ascent as a director to watch has been rapid since she started directing, and she won the Best Pop Newcomer award at the 2019 UKMVA’s for her Tarantino-esque Ashnikko music video, making her the only female director to win an award that night. And last year Lucrecia was nominated for Best New Director at the UKMVA’s together with two other nominations in the Alternative and Hip Hop UK categories. Her bold and entertaining narratives with a hyper – real aesthetic, strong characters and iconic world creations have been the center pieces of her filmmaking and photography. Lucrecia’s work has often gone viral, achieving public acclaim and also getting the attention on the international awards circuit. She has won awards from Kinsale Shark, Creative Circle, 1.4 and UKMVA, as well as recognition at the Cannes Lions Young Directors Awards, and Ciclope Awards.
joão monteiro | trabalha com audiovisual há mais de quinze anos, durante os quais dirigiu, fotografou e editou videoclipes, documentários e filmes publicitários, tendo sempre a diversidade e a música como seu DNA criativo. Em 2016, dirigiu o longa-metragem “TupiniQueens”, um filme sobre a cena drag brasileira lançado no Festival Mix Brasil. João também colaborou com a criação da identidade visual de grandes artistas da cena nacional, como Pabllo Vittar, Gloria Groove, Gaby Amarantos, Ludmilla e Urias, além de expandir para o mercado internacional, em produções com artistas como Laura Pausini (Itália), Lali Esposito (Argentina), Gisela João (Portugal) e o rapper 6Lack (EUA). Apaixonado por narrativas musicais, com sua identidade visual artística e moderna, entre 2019 e 2021 João conquistou prêmios no Berlim Music Video Awards e no m-v-f- Brasil.
rico dalasam | ingressou no rap nacional em 2014, tornando-se uma das principais apostas da música nacional contemporânea e atualmente garantindo seu espaço. Lançou diversos projetos nestes anos, entre eles, “Modo Diverso” (2015), “Orgunga”(2016), “Balança Raba” (2017), “Modo Diverso – 5 Anos” (2020), o emblemático ”Dolores Dala Guardião do Alívio” (2021), e o mais recente “Fim das Tentativas” (2022). Atualmente circula com a turnê “Encontro DDGA” pelo Brasil.
janara lopes | Diretora de criação, curadora, viciada em tendências e mulher de negócios da indústria criativa, foi a idealizadora da IdeaFixa, empresa que evolucionou o mercado de talentos de craft. Colaborou na criação de times e projetos criativos para algumas das maiores marcas do Brasil e do mundo, como Havaianas, Adidas, Facebook, Itaú, Netflix, dentre tantas outras. Co-fundafora e responsável pela comunicação da Phonogram.me, o primeiro marketplace de NFT de música brasileira.
katia lund | dirige filmes de longa metragem, documentários, séries de televisão, videoclipes e curta metragens. katia ganhou muitos prêmios em festivais internacionais com filmes que dirigiu ou co-dirigiu como “cidade de deus” e “todas as crianças invisíveis”, a série “cidade dos homens” e o documentário “notícias de uma guerra particular”. atualmente, katia está finalizando uma série para amazon que estreia mundialmente em 2023, chamada “amar é para os fortes”.
dudu bertholini | É um comunicador multidisciplinar de moda, que atua como diretor criativo, stylist, estilista, e consultor de moda. Em 2003 fundou a marca NEON, cujo estilo e estampas exclusivas tornaram-se referência em elegância brasileira. Como stylist assina desfiles, campanhas e editoriais de moda para diversos veículos e marcas. Na TV Dudu integrou o júri fixo do programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima, além de assinar os figurinos do programa. Ele também apresenta o programa de entrevistas “Nós, os Fashionistas” (Fashion TV) e foijurado do show “Brazil Next Top Model (Sony). Em 2014 lançou o documentário “De Gravata & Unha Vermelha”, onde atua como curador e entrevistador. Seu estilo exuberante é facilmente reconhecido nos desfiles, editoriais e catálogos que assina. Hoje, Dudu licencia diversos produtos que levam seu nome, como roupas & acessórios, bolsas, mochilas, papelaria, entre outros. Além disso, também realiza palestras e workshops nas principais cidades do país.
giovanni bianco | Iniciou o trabalho como diretor de arte em 1994 e, desde 2001, opera à frente da GB65 a partir da intersecção entre moda, arte, design e entretenimento. Cria campanhas, direção criativa, identidade visual, branding, packaging e web design para grandes marcas de moda nacionais e internacionais, como Arezzo, Miu Miu e Versace, além de colaborar com nomes de peso do entretenimento como Madonna, J-LO e Anitta.
meghan oretsky | Before joining Vimeo in 2014, you could find Meghan cheering on filmmakers in the comments section of countless videos on their site. Today she serves as a Senior Curator on Vimeo’s curation team, for which she watches and curates thousands of videos a year in consideration for Vimeo Staff Picks.
pedro antunes | ou “Pô Antunes”, é jornalista, apresentador, curador e crítico de música e cultura pop desde 2010. Escreveu no Jornal da Tarde, Estadão, foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil, crítico da Folha de S. Paulo, colunista de música no UOL e integrante do Superjúri do Prêmio Multishow. É promotor da Live Nation Brasil e curador do Primavera Sound São Paulo. Fez mais entrevistas do se lembra, tem um “novo disco favorito” por semana e faz mini-análises de álbuns no programa Tem um Gato na Minha Vitrola, no perfil @poantunes.
jup do bairro | Cantora e compositora, a paulistana Jup do Bairro lançou seu primeiro EP, CORPO SEM JUÍZO, em 2020. Com direção musical de BADSISTA e feats. de Deize Tigrona, Rico Dalasam, Linn da Quebrada e Mulambo, o projeto colocou Jup de vez na mira da música brasileira contemporânea, dando a ela o prêmio de Revelação do Ano pelo Prêmio Multishow e duas indicações no WME. Além da carreira musical, Jup também teve sua versatilidade artística explorada pelo Canal Brasil (Globosat), que produziu duas temporadas do talk-show TransMissão, apresentado por Jup em parceria com Linn da Quebrada.