• 13 jan 2021
O Music Video Festival anuncia em site oficial os finalistas da oitava edição do m-v-f- awards, segmento competitivo do festival que premia os melhores videoclipes nacionais e estrangeiros lançados entre 14/09/2019 a 28/11/2020, e que este ano incorporou novas categorias, para refletir a intensa e pulsante produção em vídeo e música, mesmo em tempos pandêmicos. Ao todo, são 23 categorias:
Categorias nacionais:
– melhor videoclipe
– melhor direção em videoclipe
– revelação em direção de videoclipe
– melhor videoclipe de animação
– melhor narrativa em videoclipe
– melhor edição em videoclipe
– melhor direção de arte em videoclipe
– melhor fotografia em videoclipe
– melhor coreografia em videoclipe
– melhor figurino em videoclipe em parceria com a CONVERSE
– melhor vídeo com formato estendido
– inovação em vídeo
– melhor videoclipe envolvendo diversidade e inclusão em parceria com a CONVERSE
– melhor videoclipe feito no lockdown
– melhor live ou apresentação gravada de música
Categorias internacionais:
– melhor videoclipe
– melhor direção em videoclipe
– revelação em direção de videoclipe
– melhor videoclipe de animação
– melhor vídeo com formato estendido
– inovação em vídeo
– melhor videoclipe feito no lockdown
– melhor live ou apresentação gravada de música
O público poderá votar em 5 categorias: “melhor videoclipe – nacional e internacional”, “melhor live ou apresentação gravada de música – nacional e internacional”, e “melhor videoclipe nacional envolvendo diversidade e inclusão em parceria com a CONVERSE”, através do site www.musicvideofestival.com.br, até o dia 25 de janeiro.
“Ciclos”, clipe de MC Marechal, é um dos finalistas na categoria de melhor direção em videoclipe nacional. Para download de imagens de divulgação de clipes finalistas, acesse o link: https://bit.ly/3nzhRN4
Os vencedores das demais categorias serão escolhidos pelo júri convidado do ano, composto pelo artista visual Stephan Doitschinoff, a executiva Samantha Almeida, o diretor Rudá Cabral, a diretora Lua Voigt, o músico Rico Dalasam, o jornalista e apresentador Zeca Camargo e a diretora do UKMVAs Louise Stevens.
Este ano, também em virtude da parceria com a CONVERSE, a categoria de “Melhor Videoclipe Nacional Envolvendo Diversidade e Inclusão” levará dois prêmios, um a ser votado pelo público e outro pelo júri All Stars, composto por Muryllo Hills, Lucas Silvestre, Miranda Luz e Vitória Ferreira, integrantes da comunidade global da Converse de jovens artistas emergentes de diferentes cidades ao redor do mundo.
O m-v-f- awards 2020 recebeu inscrição de mais de 1000 videoclipes e vídeos musicais e reflete o tamanho e a força de produção de videoclipes no Brasil e no mundo. A seleção dos finalistas foi feita de forma online por uma comunidade de mais de 100 pessoas do mercado, entre criativos, produtores, diretores e artistas. “Estou animadíssima com a lista de finalistas deste ano. Ela demonstra o quanto a criatividade e a força de vontade de expressão quebram barreiras físicas e financeiras para resultar em uma amostra do que mais inovador e disruptivo tem sido feito em vídeo e música, no Brasil e no mundo. São trabalhos singulares e que merecem um grande respeito e reconhecimento de toda a comunidade de criativos e realizadores”, acrescenta Lia Vissotto, idealizadora e diretora do projeto.
Os vencedores do m-v-f- awards 2020 serão conhecidos em fevereiro em cerimônia online.
O m-v-f- awards 2020 é a uma realização da Cinnamon Comunicação e conta com a parceria da Converse, Noodle, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, UK Music Video Awards, Hits Perdidos, Buenos Aires Music Video Festival, Bogotá Music Video Festival e We Direct Music Video Latino.
Sobre o Music Video Festival: Com uma enorme influência na cultura pop, musical e cinematográfica, na moda e na propaganda, o videoclipe como forma de expressão de arte ainda carece da devida consideração no brasil. O music video festival (m-v-f-) surgiu em 2013 como uma plataforma para divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, destacando sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica, cultural e mercadológica. Desde então, e através de um time de colaboradores nacionais e internacionais, o m-v-f- vem construindo um legado envolvendo uma comunidade artística que cresce a cada ano, composta por músicos, diretores, produtores e uma série de profissionais envolvidos com o videoclipe e novas linguagens advindas da era digital. Dentre as ações realizadas pela plataforma m-v-f- estão o m-v-f- festival, o m-v-f- market day, m-v-f- commissions, o m-v-f- future talent e o m-v-f- awards. www.musicvideofestival.com.br.