• por lia vissotto,24 nov 2021
Marcelo Abednego Generoso Justino, o Nego Bala, é um garoto nascido na Cracolândia que estudou, trabalhou, viveu intensamente a rua e que acabou cedendo para caminhos que pareciam mais próximos, como o crime, mas que encontrou na música a sua emancipação.
a história pessoal do funkeiro é o ponto de partida do curta-metragem realizado para a canção “sonho”, que conta ainda com a participação de Elza Soares. a canção foi composta por nego bala quando ele tinha 11 anos, durante sua primeira passagem pela Fundação Casa. o filme é uma produção da AKQA\Coala.LAB e Stink, com roteiro escrito pelo diretor do filme Douglas Bernardt, pelo músico e pelo time da AKQA, amarrando passado e presente em uma mensagem para o futuro, e mostrando como a dança e a música são sabedorias e tecnologias ancestrais capazes de conectar e também mudar a vida das pessoas, representando a resistência e a história de um povo.
O prédio do Presídio do Hipódromo, onde foram filmadas as cenas do passado, já foi um espaço de opressão a presos políticos durante a ditadura e posteriormente foi parte do sistema socioeducativo. Embaixo de uma árvore, que representa a natureza que reclama o espaço um dia usado para oprimir e apagar as individualidades, ele faz as pazes com a sua criança e transforma as lágrimas de tristeza em lágrimas de inspiração.
“Nada é fácil. Mas nós temos que lutar e nunca deixar de sonhar, independente da nossa realidade. Essa é a mensagem que eu quero passar para a minha comunidade”, declara Nego Bala.
“O Nego Bala tem uma história única e sua sensibilidade foi capaz de transformar o trágico em poesia e aprendizado. Esse filme tem a missão de inspirar outros a nunca pararem de sonhar e mostrar que o talento existe em qualquer lugar, o que falta é igualdade de oportunidade”, complementa Douglas Bernardt.