usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
 
 

• por lia vissotto,20 maio 2022

o olhar singelo e cândido de juh almeida para ivy sole

As diversas fases de um relacionamento afrocentrado entre duas mulheres compõem o tema central do clipe “Talk That Talk”,  que foi encomendado diretamente pela artista americana Ivy Sole à diretora baiana Juh Almeida como peça audiovisual de seu novo álbum Candid. Uma narrativa não linear conduz reflexões sobre a fases do amor e suas nuances, transitando entre companhia e solidão, presença e ausência, desejo e desapego, encanto e desencanto. O clipe foi filmado em março de 2022, em São Vicente. Para a realização do clipe, Juh se inspirou em Carrie Mae Weems, uma das mais importantes fotógrafas contemporâneas, e no premiado cineasta Barry Jenkins (“Moonlight”).

Juh Almeida é cineasta, atuando como diretora e fotógrafa. Pesquisa cinema negro e descoloniza as telas. Expressa através do seu olhar de forma documental, experimental e poética, vivências, narrativas negras, afrodiaspóricas e LGBTQIA+ mesclando assim vida e obra. Juh foi também a vencedora do m-v-f- future talent by spcine em 2019, que resultou no clipe “proveito”, de luedji luna e zudzilla, antes mesmo dos dois artistas se revelarem um casal. Juh era então o talento com a sensibilidade necessária para capturar a subliminar sintonia dos protagonistas.

Depois de lá, Juh alçou vôo, incluindo a direção de clipes para Tuyo e McTha, além de notórios trabalhos em publicidade, e comprova em “Talk that Talk”, seu primeiro trabalho para uma artista internacional, que seu olhar singelo e cândido é cada vez mais necessário em um mundo carente de delicadezas.

a gente morre de orgulho!